top of page

UM POUCO SOBRE NÓS

WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.28.30.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.27.09.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.25.48.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.26.20.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.29.09.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.25.14.jp
WhatsApp Image 2021-04-14 at 14.27.34.jp

2004

Pesquisa sobre ações
de prevenção realizadas

Em sua primeira fase, realizada em 2004, contamos com o apoio da GTZ – Cooperação Técnico Alemã, para a realização de uma pesquisa que mapeou a existência ou não de ações de educação preventiva, no município de São Paulo, junto a estes jovens. Nesta fase os coordenadores da pesquisa foram: Fernanda Guilardi Sodelli, Lilian Galvão e Roberto Nicolosi. Dentre as 66 Instituições participantes, 35 responderam ao questionário, sendo que estas Instituições atendem um total de 4.352 jovens com deficiências mentais leves ou moderadas. Os dados da Pesquisa podem ser solicitados pelo e-mail: apta@apta.org.br.

2005

Kit Educativo Pipas no Ar
– APTA/UNESCO

Através da criação de 1 vídeo (documentário de 20 minutos) e uma cartilha educativos: Kit “Pipas no Ar”, pretendemos sensibilizar a sociedade para a urgência de ações de educação preventiva que respeitem e atendam a demanda destes jovens.


O vídeo, realizado durante os meses de março a outubro de 2004, foi fruto da realização de 10 rodas de conversas com 18 jovens da Associação Carpediem e 3 rodas de conversas com famílias que frequentam esta associação.


O material foi montado com imagens das oficinas, dos materiais utilizados nas rodas e dos depoimentos espontâneos de jovens e familiares ( mães, pais e irmãos).


Estas ações , realizadas pela APTA, através das Psicólogas Fernanda Guilardi Sodelli e Lilian Galvão, contaram com o apoio financeiro da UNESCO e com o apoio da : Associação CARPEDIEM, trilha Sonora cedida por Lenine – Trama Produções e BMG Music, Verbo Comunicação e Paulo Barouk Produções.


Nas rodas de conversa com os jovens abordamos os seguintes temas: Identidade, Quem sou eu, Infância/Adolescência/Juventude, Conhecimento do corpo humano, Corpo feminino e masculino, Sexualidade, Afetividade, Relacionamentos Amorosos, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Abuso Sexual, Prevenção ao HIV/Dsts/AIDS, Métodos preventivos e contraceptivos, Direito de Escolha Amorosa e Projeto de Vida. A metodologia participativa e o modelo freiriano ( baseado nos pressupostos educacionais de Paulo Freire) são os diferenciais do Projeto Pipa.

Pipas no Ar

Este documentário educativo, realizado para a APTA e UNESCO, desvenda um trabalho pioneiro na área de Inclusão Sexual e Direitos Humanos. Comprova a possibilidade e a necessidade de se trabalhar com pessoas que recebem poucas informações sobre educação sexual e prevenção, em consequência de preconceitos e pensamentos equivocados a respeito da deficiência mental e da sexualidade.
Direção: Paulo Baroukh (pbaroukh@gmail.com)

No Rio de Janeiro , em outubro de 2005 participamos do Projeto "Sinalizando a Saúde para Todos: HIV/AIDS e Pessoas com Deficiência", através da Psicóloga Fernanda Guilardi. O Projeto "Sinalizando a Saúde para Todos: HIV/AIDS e Pessoas com Deficiência", realizado pelas seguintes entidades parceiras: AmankayInstituto de Estudos e Pesquisas; APTA - Associação para Prevenção e Tratamento da AIDS; CEDAPS Centro de Promoção da Saúde; FUNLAR - RIO / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e que tem o apoio do Banco Mundial e da Cooperação Portuguesa, através do CNOTINFOR - Centro de Novas Tecnologias da Informação. A contribuição da APTA, na colaboração de produção de materiais e na apresentação de estratégias vem pela experiência inovadora na construção de materiais e técnicas no trabalho de educação preventiva junto a jovens com deficiências intelectuais, através do Projeto Pipa.

2006

De março a Junho de 2006 iniciamos , na Sociedade Pestalozzi, em São Paulo uma série de encontros com profissionais, técnicos e mães para formação em Educação Preventiva junto a jovens com deficiências intelectuais. Os 13 encontros tem como objetivo instrumentalizar os profissionais nas ações redutoras de Vulnerabilidade dos Jovens frente ao HIV/AIDS, gravidez não planejada, Abuso Sexual, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direito de Escolha Amorosa, entre outros temas. Os encontros foram realizados pela Psicóloga Fernanda Guilardi Sodelli. As participantes estão realizando encontros com pais e estratégias de atuação com os Jovens, Família e profissionais que trabalham na Sociedade, além do “Canto da Prevenção “, que será um espaço permanente de troca de informação, esclarecimento de dúvidas e divulgação de eventos e artigos, que contará com a participação de toda a comunidade escolar. Desde setembro os profissionais da Sociedade Pestalozzi estão realizando Rodas de Conversas com os pais , dando continuidade as ações do Projeto Pipa.


Em maio de 2006, realizamos 3 encontros com Pais, da ONG CEAPA – Sorocaba em parceira com o programa municipal de DST/AIDS de Sorocaba para discussão do papel da Família na autonomia do Jovem com deficiência intelectual. A partir destes encontros, os pais estão realizando as oficinas de discussão com os jovens que integram o GRUPO 21/CAMPINAS. Em 2006 participamos da Oficina sobre pessoas com deficiência e Aids promovido pelo Serviço Internacional, em Recife.


Em dezembro de 2006 fomos convidados para participar da 20 Mostra Audiovisual Paulista, em 13 de dezembro, no MAM/SP.

2007

Em março de 2007 , recebemos apoio do Rotary Club Freguesia do Ó/SP , através da doação de R$ 300,00, que foram convertidos em 50 Kits “Pipa no Ar”, com distribuição para escolas e entidades.


Em novembro de 2007, no Rio de Janeiro participamos da Reunião técnica sobre Aids e Deficiências.


Em abril de 2007 , recebemos apoio da CORDE – Coordenadoria Da Pessoa com Deficiência – Brasília – e junto com a Associação Carpediem – realizamos o 1 Encontro sobre Diversidade, Inclusão e Juventude – São Paulo ( 14 de abril de 2007) – Contamos com a presença de cerca de 500 participantes de todo o Brasil.

2008/ 
2009

Em 2008 participamos e apresentamos painel no Congresso Mundial de Aids na Cidade do México.


Em 2009 realizamos Oficina no Canto Jovem em Natal que reuniu o Conselho da pessoa com deficiência e diversas entidades do Rio Grande do Norte.


Em 2009 com o AMANKAY participamos da organização do Seminário Aids e Deficiências: Aprofundando a relação em João Pessoas, com apoio do Ministério da Saúde, International Service, Apôitchá e outras agências e organizações.

2010

Em 2010 realizamos oficina no Projeto Tampopo apoiado pela cooperação Japonesa em Recife.


Em 2010 participamos do Congresso Brasileiro de Aids. Em 2010 a Revista Resposta + fez uma matéria sobre prevenção especial. 2010 – Fernanda Sodelli defendeu pela Universidade Mackenzie a dissertação sobre sexualidade e vulnerabilidade de jovens com deficiências intelectuais (baseada na experiência do Projeto Pipa)

2011-2013

2011 e 2012 Contribuímos com estudantes e colegas da mídia e do campo da educação por meio de entrevistas, trocas e intercâmbios nas redes sociais e em eventos.

Fernanda Guilardi Sodelli, uma das fundadoras do Pipa, foi autora da Cartilha "Sexualidade e Deficiência Intelectual, a convite do Instituto Mara Gabrilli.

2014

Instituição OAT ( Oficina Abrigada de Trabalho) - Formação dos profissionais e roda de conversa com as familias na tematica que engloba o projeto Pipa

Consultoria técnica para o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV – São Bernardo do Campo - SP construída com vistas ao fortalecimento deste serviço, no âmbito da qualificação dos profissionais no processo de estruturação da Rede de Cuidados, especialmente no que diz respeito à Deficiência intelectual. A Consultoria contribuiu com o município de São Bernardo do Campo no fortalecimento do Centro de Reabilitação, criando com a equipe que atua com as pessoas com deficiência intelectual, aprendizagens significativas no campo desenvolvimento inclusivo, indicando caminhos e possibilidades para a realização de sua missão e compromisso com a comunidade.

2017

I Congresso Internacional Inclusion - maio de 2017 - Porto de Galinhas - Projeto Pipa participou na roda de conversa sobre a experiência de irmãos com deficiência , com a colaboração da Fernanda Guilardi Sodelli

Fernanda Guilardi Sodelli , representando o Projeto Pipa , participou como debatedora no evento " Assim Vivemos " Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência ( 8 Edição/ 29 de setembro) . A mesa foi sobre o tema "Amor e Relacionamento". O debate teve como mote uma sessão de 4 curtas-metragens que retratam questões de sexualidade e relacionamento de jovens com deficiência. São filmes com personagens e contextos totalmente diferentes uns dos outros, e de origens diferentes: Espanha, Canadá, Tailândia e Brasil.

2018

Produção do material de apoio do filme Luiza , da Plataforma Videocamp e Instituto Alana - O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. Com a missão de criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais.

2020

Ano de pandemia e momento em que todos nós tivemos que nos adaptar ao mundo on-line. Tivemos alguns encontros Pipa On-line, com temas diversos como autoimagem e autoestima, autogestão emocional e segurança nos contextos virtuais.

bottom of page